Terapeuta e psicólogo são a mesma coisa?
- Dra. Anna Alice Marinho Leal
- 12 de set. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 27 de mar. de 2023
Duas palavras comumente usadas em âmbitos semelhantes, que não necessariamente representarão sinônimos.
Psicólogo è aquele que tem formação no curso superior de bacharelado em Psicologia. A área da psicologia é ampla, contando com profissionais que atuam em área hospitalar, escolar, organizacional etc. Porém, ele pode vir a ser chamado de terapeuta ou psicoterapeuta se sua atuação for a clínica prática, com pacientes em acompanhamento periódico, assistidos.
Para outros profissionais que tenham formação propriamente em Terapia, a denominação terapeuta vem como uma forma direta de atuação com paciente, com a especificação dentro de cada tipo de serviço prestado (terapeutas holísticos, terapeutas espirituais...). A capacitação nesse ramo vai variar de acordo com esse tipo de serviço.
No meu caso, como médica, já possuo a formação na àrea de saùde mental, como item obrigatório da grade curricular do curso de Medicina, bem como na parte de prescrição especìfica para esse ramo. A partir de então, definindo este campo de atuação como minha escolha de profissionalização, busquei complementar esses conhecimentos, com assuntos de prática ambulatorial que mais acredito que tenham a capacidade real de auxiliar e transformar o contexto de vida daqueles que se encontram em sofrimento.
O médico ainda dispõe da possibilidade da investigação de causas orgânicas das queixas apresentadas, como hipovitaminoses, disfunções hormonais, por exemplo, possibilitando uma complementaridade ao atendimento fundamental.
Mas antes de mais nada, o passo primordial para o paciente é sua livre escolha e confiança no profissional. Isso è um dos critérios de sucesso ou fracasso em um tratamento.
