top of page
Foto do escritorDra. Anna Alice Marinho Leal

A tríade que constitui a sanidade

Atualizado: 14 de set. de 2023

Quando pensamos em pessoas emocionalmente estáveis e equilibradas, podemos acreditar que possuem algo de mágico ou de difícil alcance para se alcançar esse patamar tão almejado em nosso tempo. Porém, essa realidade é formada por eixos fundamentais e bem práticos, sendo algo mais simples do que inicialmente podemos imaginar. E não é algo novo.


Desde a antiguidade e os primeiros pensadores que já existiram, o ser humano é dividido em aspectos ou eixos, sendo eles: o físico, mental e espiritual.

O aspecto físico se trata do corpo mesmo, da nossa constituição física, orgânica. De como cuidamos de nossa saúde através de exercício físico, boa alimentação e hábitos saudáveis, causando impactos em nossos valores séricos de vitaminas, minerais e neurotransmissores, que fundamentalmente causarão modificações em nossa desenvoltura social e mental.

O aspecto mental, também pode ser entendido como afetivo e intelectual. É entendido na Antiguidade também como alma. Constituirá nosso comportamento, nossas crenças, costumes, cultura. Como vemos o mundo, o que nos é indispensável na vida prática, se tratando de relações interpessoais, família, trabalho, preferências e desgostos.

O aspecto espiritual contém duas nuances: o transcendente e a religião. Espiritual é aquilo que não é material, que transcende o que enxergamos, representa nossos valores e princípios, aquilo de que não abrimos mão ou que representa itens indispensáveis para a vida comum, como justiça, lealdade, amizade, caridade. A religião é a crença em uma figura maior representante de algo além do material, que pode ser entendida variavelmente a depender da religião em si de cada pessoa.


Tendo-se esses três aspectos avaliados e cuidados em uma rotina de vida habitual é possível se alcançar uma vida estável e em equilíbrio. O homem depende desses três pontos para haver um real sentido e um real desfrutar da existência. O descuido ou descompasso com um desses já representa um forma de desarmonia geradora de sofrimentos psíquicos, mentais ou físicos.


O recurso da própria terapia visa identificar e encontrar o ponto em que esse sofrimento está sendo causado e como reestruturar essas nuances à buscar o rearranjo dessa dinâmica e a cessação da dor.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page